Sambaqui é um bairro super gostoso de Florianópolis. Fica no distrito de Santo Antônio de Lisboa, cerca de 17 km do centro de Florianópolis. O nome provém da existência de amontoados de conchas espalhadas pelas areias da praia, as quais são formadas por animais fossilizados, bem como resquícios de antigas comunidades indígenas da região.

Localiza-se na região oeste de Florianópolis juntamente com o bairro vizinho de Santo Antônio de Lisboa. Os dois locais foram escolhidos pelos primeiros imigrantes açorianos, em meados do século XVIII, para fixar residência na Ilha. A história é facilmente percebida pelas casinhas antigas coloridas, que dão um charme a mais aos bairros.

Mar tranquilo com um cenário deslumbrante e um pôr do sol inesquecível. Possui uma vista panorâmica da Baía Norte e do Continente. Para quem busca tranqüilidade e uma paisagem encantadora, é o lugar perfeito. Seja para uma tarde ou um dia inteiro, apreciando a sua gastronomia nos vários bares e restaurantes, que existem na sua orla.

Nós amamos esse bairro. Desde que nos mudamos para Floripa, é sempre a nossa primeira opção num dia ensolarado. Seja de um verão escaldante ou um dia lindo de inverno. Logo na sua chegada, há um ar de cidadezinha pequena, com as suas ruas de lajotas, perfeitamente preservadas. A vista ao longo do caminho, nem se fala, é lindíssima! Como não podia deixar de ser, os seus restaurantes exploram bem essa vista maravilhosa. Arquitetam-se em deques onde você pode almoçar, literalmente, em cima do mar. Há também mesas de frente à praia, para apreciar o mais lindo pôr-do-sol. A gastronomia é tipicamente manezinha: muitos peixes e frutos do mar. Quem mora na cidade, ou vem a passeio, não pode deixar de provar essas delícias, fresquíssimas, diga-se de passagem. O mais comum nos cardápios são:

  • ostras in natura, gratinadas, ao bafo;
  • camarão, lula e polvo ao alho e óleo, empanados, ao bafo;
  • peixes: linguado, côngrio, sardinha, tainha.

Para quem gosta de uma cervejinha gelada, e estender a sua estadia no restaurante, sugerimos que opte por petiscos, para conseguir provar de tudo. Já para os que gostam de um almoço mais reforçado, recomendamos a sequência de camarão. O prato traz todos os tipos de camarão: empanado, alho e oléo, ao bafo. E, também, bolinho de peixe e de siri, filé de peixe ao molho de camarão, arroz, batata frita e pirão.

As dicas dos pratos são de uma forma geral. Cada restaurante terá as suas particularidades, mas, com certeza, terão os pratos citados acima, em seu cardápio. Aqui está a nossa dica para um almoço, um dia inteiro de petisco ou um jantar gostoso. Espero que gostem!

Onde ir

Como chegar

Sair do Centro rumo ao Norte da Ilha. Antes da cabine de pedágio desativada, seguir sentido à Santo Antônio de Lisboa e então à Praia de Sambaqui.

Sou apaixonada por viagens, chopp, vinhos, restaurantes charmoso e tudo que seja muita curtição. Procuro sempre não julgar ninguém e respeitar as escolhas de cada um, afinal, pra mim, o que importa na vida é ser feliz.